Contauto

Inserido no ramo de comercialização e prestação de serviços veiculares, o Grupo Contauto, tradicional conglomerado capixaba revendedor de automóveis e caminhões Ford e de motos Honda, com nove lojas no Espírito Santo e aproximadamente 400 colaboradores, vivenciava problemas técnicos em sua área de Tecnologia da Informação (TI) que, dependendo da proporção, atrapalhavam desde a emissão de notas fiscais de serviços realizados até a venda de veículos.

Para contornar os problemas, o gerente de TI do grupo, Heberson Ferrari, avaliou as alternativas com melhor custo-benefício e apresentou à diretoria a possibilidade de terceirização do Data Center. “Levei a ideia e reforcei os prejuízos que uma empresa pode ter ao ficar cinco ou dez minutos parada e a importância da segurança dos dados. Quando autorizaram o investimento, começamos a avaliar os fornecedores, alguns nacionais, e fechamos com a ISH em abril de 2015”.

Desde a contratação, os sistemas da Contauto permanecem disponíveis e seguros, garantindo a operação de todas as unidades do grupo no Estado. Além disso, segundo Heberson, a terceirização proporcionou uma economia aproximada de 65% à empresa, pois a estrutura anterior, composta por um servidor refrigerado 24 horas por dia em cada loja, foi eliminada. A equipe de TI também foi otimizada, deixando de cuidar do operacional para atuar no estratégico da área.

“Estou muito satisfeito com o serviço e com o suporte da equipe da ISH, que está sempre pronta para solucionar os problemas. Inclusive, me arrependendo de não a ter contratado antes. Vale ressaltar que ainda hoje há uma resistência dos empresários em terceirizar suas estruturas de TI. Muitos me ligam e perguntam se vale a pena, e eu digo que é fantástico. Hoje eu estou livre para tomar outras decisões, para pensar estrategicamente”, finaliza Heberson.